Técnica do Pomodoro
Uma efectiva gestão de tempo e aumento da produtividade é algo que todo o profissional focado procura melhorar no seu trabalho diariamente. No seguimento da nossa dica anterior "COMO FAZER o seu TEMPO “RENDER MAIS”?", hoje apresentamos-lhe a Técnica do Pomodoro 🍅.
Reza a lenda que na década de 80 um italiano chamado Francesco Cirillo, utilizou um relógio de cozinha em forma de tomate (pomodoro = tomate em italiano) para cronometar os seus tempos de estudos/dedicação a tarefas. Eis a Técnica do Pomodoro.
A filosofia da técnica consiste em dividir o seu trabalho em pequenos blocos de tempo (chamados carinhosamente de pomodoros) onde cada bloco é usado para realizar uma tarefa de cada vez.
Cada bloco de trabalho representa 25 minutos a que se deve comprometer a trabalhar ininterruptamente e ao fim deste tempo, descansar 5 minutos (levantar-se e caminhar um pouco, tomar um pouco de água…)
A cada 4 pomodoros (4 blocos de 25 minutos) deve fazer uma pausa de 15-20 minutos!
Simples não é?
O conceito de usar blocos de 25 minutos serve o propósito de auxiliar aqueles que mais desejam concentrarem-se e lutar contra a falta de produtividade. 25 minutos é um tempo razoável de concentração para qualquer pessoa e a cada bloco de tempo irá certamente esboçar um sorriso por ter alcançado o seu objectivo. Bons trabalhos 👍.
Comments