top of page
  • Foto do escritorFAROTESTE

QUAL o OBJETIVO da ORIENTAÇÃO VOCACIONAL?

Atualizado: 2 de fev. de 2021



A Orientação Vocacional- comumente conhecida por Orientação Escolar e Profissional- visa capacitar a pessoa avaliada, tradicionalmente o jovem que irá ingressar no ensino secundário ou superior (mas não só), com a intenção de realizar melhores decisões relacionadas com o seu percurso escolar/académico e/ou carreira profissional.


Nem sempre é fácil fazer escolhas. Decidir por um caminho em vez de outro. Tomar decisões. Por norma, os momentos de decisão académica mais importantes surgem no final do ensino básico – 9º ano de escolaridade – e após a conclusão do ensino secundário – 12º ano – quando é necessário escolher um percurso académico futuro (universidade) e/ou profissional em que a decisão a tomar recai sobre o próprio.


O foco da Orientação Vocacional visa o autoconhecimento - “o conhecer-se melhor a si próprio”, procurando descortinar, de uma forma dinâmica e científica, as variáveis que mais influenciam neste processo: maturidade vocacional, inteligência cognitiva e emocional, interesses vocacionais, aptidões e competências, traços de personalidade e necessidades específicas.


A procura de um profissional especializado deve então ser vista como de primordial importância. É crucial que neste processo de avaliação o profissional leve em linha de conta, para além das opções disponibilizadas pelas instituições de ensino, as profissões, o sistema educativo e formativo, o mercado de trabalho...conjugando a avaliação com um plano devidamente organizado e sistematizado a oferecer à pessoa avaliada.



Como conduzimos a nossa avaliação ao nível da Orientação Escolar e Profissional?


  • Entrevista – exploração de motivações e expectativas profissionais, ambições e projetos futuros, maturidade vocacional, percurso académico e/ou profissional

  • Avaliação – aplicação de testes informatizados para determinação objetiva e diferencial de interesses vocacionais, determinação de inteligência cognitiva e emocional, aptidões profissionais - potencialidades, traços de personalidade e necessidades específicas

  • Sessão de esclarecimento de dúvidas – entrega de relatório escrito e esclarecimento de dúvidas com o próprio e/ou com os encarregados de educação, apoio no processo de candidatura às escolas e/ou universidades



Desenvolvimento de Competências / Programas Educacionais

- Apoio às Dificuldades de Aprendizagem

- Técnicas e Métodos de Estudo

- Dislexia e Discalculia

- Hiperatividade com Défice de Atenção

- Défice de Atenção


Coaching Vocacional


Quer seja no início da sua vida académica/profissional, por carreira estagnada, desejo de ascensão de carreira, procure um profissional especializado que o possa ajudar.


1.140 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page